Meu nome é Thiago Fernandes e vou contar pra você como surgiu a Nextdial e como pretendo usar toda minha experiência em desenvolver sistemas de inteligência e missão crítica para fazer sua rádio ser um player e um veículo importante no cenário digital.
Minha história começou em 2000 quando a Neide, minha então chefe na Indiana Seguros e que guardo ótimas lembranças do nosso tempo juntos, me mandou embora no dia da limpeza dizendo: "você é bom com esse negócio de informática, tentei espaço pra você na TI, mas não consegui, e estou te mandando embora pra você trabalhar com isso. Aqui é pequeno pra você...".
Desempregado, gastei toda minha rescisão em um curso de programação e, por participar muito de um fórum da Microsoft, fui convidado a fazer cursos de uma tecnologia que ela estava lançando, o Microsoft .Net.
Virando o jogo...
Fiz os cursos na Brás & Figueiredo e comecei a participar de um grupo de estudos organizados pelo Roger Serrati. Em pouco tempo passei a liderar o grupo, a organizar eventos e palestrar em nome da Microsoft (um abraço ao Pena e ao Rubens). Fechei parceria com a Intel, com o IDG e o Gartner. Então, em 2008, graças a insistência do Osvaldo Andrade e do apoio do Colombo iniciei a Apolineo Serviços de Tecnologia e ajudamos a Fidelity a se tornar uma das maiores processadoras de benefícios da América Latina.
Em 2012 cheguei no meio rádio para ajudar a Microsoft com o lançamento do Windows.
Dois dos projetos que trabalhamos era para rádio: CBN e 89FM.
Que choque de cultura!
Acabamos assumindo o operação do aplicativo da 89FM para Windows e, segundo o diretor de TI da rádio, a curva de crescimento era similar ao do Android mesmo o Windows tendo uma base de usuários muito menor. Em 1 ano tínhamos ultrapassado 30.000 ouvintes mensais (em 2018 tem rádios que não tem 1.000 ouvintes no Adnroid!).
Com o sucesso, no final de 2015 assumimos o iOS e o Android com o objetivo de melhorar a experiência do ouvinte. Naquele momento os aplicativos perdiam em torno de 100 ouvintes por dia! Trabalhamos duro por 1 ano e não conseguíamos reverter o quadro.
Então, decidimos investir na criação de uma rádio digital para entender os desafios e o dia-a-dia de produzir, conquistar ouvintes, buscar patrocinadores e vender mídia, entre outros. Em novembro de 2016 nascia a Rádio Geek.
Participei do planejamento, do comercial e da operação por 1 ano. Nos aproximamos do IAB. Aprendemos como planejar, gerenciar, comparar e vender mídia (toda dinâmica de negociação do ponto de vista das agências e anunciantes). E também contratamos os mesmos fornecedores das rádios que atendíamos e tivemos os mesmos problemas que tínhamos com as rádios FM. Depois de muitas discussões identificamos uma correlação da perda da audiência com a qualidade/estabilidade do streaming. Assim, em agosto de 2017 iniciamos nossa jornada em montar uma infraestrutura de streaming de alta qualidade e disponibilidade.
Minha jornada com a Nextdial está só começando...
Nossa missão é impulsionar o digital das rádios e torná-los imprescindíveis para os mídias digitais.
Trabalhando com transparência
Promovendo fornecedores, clientes e funcionários
Levantando todo dia buscando o que era impossível ontem
Confira também:
- Como a rádio 89FM ganha 100 ouvintes orgânicos por dia no mobile
- O que sua rádio pode aprender com o Apple Music?
- Infográfico Investimento Em Publicidade Digital no Brasil
- 33% dos internautas brasileiros assinam serviços de entretenimento móvel
- Avanço do Android é “fator positivo” para o rádio offline (FM)