Hoje vamos fazer um resumo dos investimentos em mídias digitais em 2018 no Brasil e as oportunidades para o radiodifusor com Vídeo e Áudio Ads.

A transformação digital no mercado publicitário

Você sabia que 94% dos usuários de smartphones procuram por informações em seus aparelhos enquanto estão em meio a tarefas como ouvir música, escutar rádio, olhar a hora, mandar mensagens, assistir a vídeos, conversar com amigos e compartilhar nas redes sociais, seja em casa, no trabalho, no ônibus, na rua, no shopping center, em qualquer lugar?

Tudo está acontecendo ao mesmo tempo.

Vivemos na era do imediatismo.

O desafio dos profissionais de comunicação e marketing agora é encontrar o momento exato que os consumidores estão mais receptivos às mensagens das marcas.

Digital recebeu R$ 16 bilhões em 2018, diz IAB

A Pesquisa Digital AdSpend é publicada anualmente pelo IAB Brasil (IAB) desde 2014 e pela primeira vez, foi conduzida pela PricewaterhouseCoopers Tecnologia da Informação Ltda. (“PwC”) em parceria com a Ilumeo Assessoria em Marketing e Comunicação Ltda (“Ilumeo”).

Fonte: Digital AdSpend – IAB-BR 2019

A elaboração do estudo e os diferentes testes de efetividade têm exigido o empenho da instituição e parceiros há mais de um ano. Cris explica que a metodologia envolveu três fases.

A primeira analisou a representatividade de cada plataforma e veículo no Brasil. No caso de Facebook e Google, que concentram grande parte da receita digital brasileira mas não costumam compartilhar valores, foram revisados seus números de relatórios globais e realizado um funil, tendo como pontos de referência indicadores econômicos (nacionais e regionais), a participação histórica desses grandes players e o número de usuários em suas plataformas.

Depois foi contabilizada a geração de lucro por usuário ativo no Brasil, segundo sua base real e ativa, e o quanto representa em publicidade.

Depois foi realizada uma contraprova. A partir da publicidade global, verificou-se o que e seria geração de riqueza por meio de publicidade, dentro do contexto do PIB regional e nacional. A análise desses dados, cruzados com informações públicas disponíveis, permitiu extrapolar valores, para considerar empresas que não responderam ao levantamento.

Posteriormente, foi construído um modelo estatístico da amostra segundo diferentes setores.

Por último, centenas de empresas foram consultadas, entre agências, veículos e anunciantes, com questionários específicos, de fevereiro a abril de 2019. A coleta de dados foi conduzida de forma independente pela PwC, com análise qualitativa da Ilumeo. O desvio padrão é de 2% a 5%.

O formato vídeo

O formato vídeo respondeu por R$4,96 bilhões do investimento publicitário.

Do total, 15% foram para o formato Outstream/Infeed, que é oferecido em estilo "nativo" onde o anúncio é exibido à medida que o usuário percorre a página.

Já os pre/mid/post rolls, formatos exibidos in-stream, somaram 72%.

Fonte: Digital AdSpend – IAB-BR 2019

O mercado de Áudio Ads

Já o relatório do IAB do mercado americano mostra que eles atingiram a marca histórica de US $107.5 bilhões.

A publicidade de áudio digital cresceu 23%, atingindo US $ 2,3 bilhões, superando a receita do ano passado de US $ 1,8 bilhão

Oportunidades para o radiodifusor

Com as campanhas de branding respondendo por 46% dos investimentos em mídia digital e, como apontado pelo estúdio da Nielsen, rádio está presente nos diversos pontos da jornada do consumidor, porque não oferecer TAMBÉM o Streaming como produto (assim como acontece nos EUA)?

Não é substituir o dial. É agregar ao dial!

O anunciante não tem punch para o dial? Ofereça pré-roll no Streaming.

O anunciante só quer digital? Comece oferecendo pré-roll no Streaming.

Como pode ver agências e anunciantes tem demanda para pré-roll.


Referências:


Confira também: