Nesse artigo vamos compartilhar números e insights sobre o mercado de entretenimento, com destaque para streaming, e que sua rádio deveria estar atenta.

Em 1 ano, cresceu de 24% para 33% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que assinam algum serviço de entretenimento móvel, com destaque para a ascensão do Spotify.

Esse é um resumo da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil - Junho de 2018.

Popularidade móvel

A popularidade de um aplicativo móvel pode ser medida de várias maneiras.

Há quem meça pelo volume de downloads, ou pela quantidade de usuários ativos mensais, ou pelo número de sessões abertas por mês etc. O ideal, na verdade, é mesclar diversos critérios, pois cada um deles conta uma história diferente.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box – Uso de apps no Brasil - Junho de 2018 pressupôs que o fato de um aplicativo estar posicionado na home screen do aparelho significa que ele seja um dos mais acessados pelo usuário e, desde abril de 2015, de seis em seis meses, monitorou quais são os apps mais encontrados na tela inicial do smartphone brasileiro e publicou um ranking com os 20 títulos mais populares.

  1. Whatsapp = 65%
  2. Facebook = 51%
  3. Instagram = 35%
  4. Facebook Messenger = 19%
  5. Uber = 16%
  6. Youtube = 12%
  7. Caixa = 10%
  8. Banco do Brasil = 10%
  9. Netflix = 8%
  10. Twitter = 8%
  11. Gmail = 7%
  12. Google Chrome = 7%
  13. Bradesco = 7%
  14. Itaú = 6%
    15. Spotify = 6%
  15. Waze = 5%
  16. Nubank = 5%
  17. Mercado Livre = 4%
  18. OLX = 4%
  19. Snapchat = 4%

Serviços de entretenimento

Em 1 ano, cresceu de 24% para 33% a proporção de internautas brasileiros com smartphone que assinam algum serviço de entretenimento móvel.

Segundo relatório da IFPI, 87% dos entrevistados usam o rádio como instrumento de audição musical.

O Netflix declarou no dia 16 de abril que obteve 7,41 milhões de assinantes adicionais no primeiro trimestre deste ano, resultado melhor do que os 6,3 milhões previstos por analistas, totalizando 125 milhões de assinantes no mundo todo.

Já o Spotify consolidou sua posição de principal serviço de streaming de música no mundo ao ultrapassar a marca de 70 milhões de assinantes depois de obter, nos últimos 6 meses, mais 10 milhões de novos assinantes. O Brasil é o segundo mercado do Spotify (Android, iOS) no planeta. Citando números de 2016, a companhia sueca revelou que possui 42% do mercado em streaming no País

A título de comparação, o Apple Music conta “apenas” com 30 milhões de assinantes (todos pagos, visto que a plataforma não conta com uma versão gratuita). O Deezer tem "somente" cerca de 7 milhões de assinantes pagos. Não há informação sobre o número de assinantes do Google Play Music.

Insights para sua rádio

Segundo o último relatório da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IPFI), o mundo usa o streaming!

Mas quem pensou que o campeão é o streaming no celular, se enganou. O lugar onde mais as pessoas escutam música é nos serviços de vídeo, principalmente, no YouTube. Contudo, 87% dos entrevistados também usam o rádio como instrumento de audição musical.

A música gravada arrecadou 17,3 bilhões de dólares e a música digital representou 54% do valor.

nextdial-ifpi-metodo-geral-consumo-musica

Enquanto sua rádio não tem interesse de entrar no mercado de streaming o Spotify segue gostando de faturar com o seu ouvinte.



Confira também: