O Android representa 85% do total de smartphones no Brasil e isso interessa ao rádio “offline” (FM), pois vários aparelhos oferecem o chip FM embarcado.

Segundo levantamento do StatCounter / Kantar Worldpanel, publicado e analisado pelo ZYDigital, o Android registrou um forte avanço no mercado brasileiro, em detrimento da presença do iOS (iPhone).

No levantamento relacionado ao mês de maio, o Android representava 85% do total de todos os sistemas operacionais presentes em smartphones brasileiros, sendo que, as vendas de aparelhos com Android representaram 93% do total no primeiro trimestre de 2018. Já o iOS conta com 12% de mercado no Brasil, porém as vendas no mesmo período foram de apenas 6%.

base-smartphones-android-ios-brasil

Smartphones e chips de rádio FM

Grande parte dos smartphones fabricados ao redor do mundo já contam com hardware que possibilita a recepção de sinais de rádio FM, porém, a maioria opta por bloqueá-los.

A maioria dos aparelhos da Motorola, segunda maior fabricante do Brasil, como Moto C Plus, Moto E4, Moto E4 Plus, Moto G5, Moto G5 Plus e Moto Z2, vêm com a recepção de FM ativada.

No começo de 2018 a TagStation LLC, dona do aplicativo NexRadio, compartilhou informações mostram que os futuros modelos de smartphone lançados pela Samsung poderão ganhar habilidade de sintonizar rádio FM.

Veja no gráfico abaixo o market share dos fabricantes mobile no Brasil:

Nextdial-StatCounter-vendor-BR-monthly-201705-201805

E a Apple com isso?

A publicação da ZYDigital lembra que a Apple é irredutível quanto a presença do FM ativo em seus aparelhos, diferente das empresas que contam com o sistema operacional do Google.

Nas rádios atendidas pela Nextdial o iOS representa em média 4% do total de usuários ativos dos seus aplicativos oficiais. Mas vale lembrar que há também indexadores importantes, como o TudoRadio.com, que possuem uma grande base de ouvintes com iPhone.

Além disso, na cobertura que o TudoRadio.com fez na NAB Show deste ano, há também há uma solução de “fones de ouvidos” que ativa o FM no aparelho (mesmo em smartphones iOS).

Clique aqui e confira os testes feitos pelo TudoRadio.com

A campanha da ABERT

Segundo pesquisa realizada pela ABERT, dos 235 modelos de celulares à venda no mercado, 179 (76%) vêm com FM integrado.

No final de 2017 ela intensificou sua campanha para a ativação do chip FM nos smartphones fornecendo material em imagem e áudio para ser programado pelas rádios e, assim, estimular a indústria a fabricar celulares com este recurso.



Confira também:



Referência

  • TudoRadio.com [1]
  • StatCounter [2]

  1. https://tudoradio.com/noticias/ver/19774-panorama-avanco-do-android-e-encarado-como-fator-positivo-para-o-radio-offline-fm ↩︎

  2. http://gs.statcounter.com/vendor-market-share/mobile/brazil ↩︎