Avanço do Android é “fator positivo” para o rádio offline (FM)
O Android representa 85% do total de smartphones no Brasil e isso interessa ao rádio “offline” (FM), pois vários aparelhos oferecem o chip FM embarcado.
Segundo levantamento do StatCounter / Kantar Worldpanel, publicado e analisado pelo ZYDigital, o Android registrou um forte avanço no mercado brasileiro, em detrimento da presença do iOS (iPhone).
No levantamento relacionado ao mês de maio, o Android representava 85% do total de todos os sistemas operacionais presentes em smartphones brasileiros, sendo que, as vendas de aparelhos com Android representaram 93% do total no primeiro trimestre de 2018. Já o iOS conta com 12% de mercado no Brasil, porém as vendas no mesmo período foram de apenas 6%.
Smartphones e chips de rádio FM
Grande parte dos smartphones fabricados ao redor do mundo já contam com hardware que possibilita a recepção de sinais de rádio FM, porém, a maioria opta por bloqueá-los.
A maioria dos aparelhos da Motorola, segunda maior fabricante do Brasil, como Moto C Plus, Moto E4, Moto E4 Plus, Moto G5, Moto G5 Plus e Moto Z2, vêm com a recepção de FM ativada.
No começo de 2018 a TagStation LLC, dona do aplicativo NexRadio, compartilhou informações mostram que os futuros modelos de smartphone lançados pela Samsung poderão ganhar habilidade de sintonizar rádio FM.
Veja no gráfico abaixo o market share dos fabricantes mobile no Brasil:
E a Apple com isso?
A publicação da ZYDigital lembra que a Apple é irredutível quanto a presença do FM ativo em seus aparelhos, diferente das empresas que contam com o sistema operacional do Google.
Nas rádios atendidas pela Nextdial o iOS representa em média 4% do total de usuários ativos dos seus aplicativos oficiais. Mas vale lembrar que há também indexadores importantes, como o TudoRadio.com, que possuem uma grande base de ouvintes com iPhone.
Além disso, na cobertura que o TudoRadio.com fez na NAB Show deste ano, há também há uma solução de “fones de ouvidos” que ativa o FM no aparelho (mesmo em smartphones iOS).
A campanha da ABERT
Segundo pesquisa realizada pela ABERT, dos 235 modelos de celulares à venda no mercado, 179 (76%) vêm com FM integrado.
No final de 2017 ela intensificou sua campanha para a ativação do chip FM nos smartphones fornecendo material em imagem e áudio para ser programado pelas rádios e, assim, estimular a indústria a fabricar celulares com este recurso.
Confira também:
- Como a rádio 89FM ganha 100 ouvintes orgânicos por dia no mobile
- O que sua rádio pode aprender com o Apple Music?
- Infográfico Investimento Em Publicidade Digital no Brasil
- 33% dos internautas brasileiros assinam serviços de entretenimento móvel
Referência