Conhecendo a plataforma Nextdial Intelligence

Hoje vamos apresentar a plataforma Nextdial Intelligence e como ela ajuda a rádio a gerenciar o crescente consumo via Internet por diferentes sites e aplicativos.

Por onde as pessoas escutam sua rádio?

No início se ouvia a programação das emissoras predominantemente em casa através de aparelhos de rádio. Depois, veio os aparelhos automotivos. A rádio só precisava se preocupar em estar presente nas casas e nos carros das pessoas.

Hoje em dia o cenário é outro!

Em 2019 os ouvintes escutam rádio por diversos canais:

  • Site da rádio;
  • Aplicativo iOS da rádio;
  • Aplicativo Android da rádio;
  • Smart TVs;
  • TVs por assinatura;
  • Agregadores de conteúdo;
  • Indexadores de conteúdo;

Essa fragmentação torna a vida da rádio bem difícil.

Por exemplo, quando um ouvinte manda uma mensagem dizendo "há 3 dias o App não funciona muito bem várias interrupções e gostaria de saber se é algo no App ou velocidade de internet".

O fornecedor do "App" da rádio diz que não identificou problemas. O fornecedor de Streaming diz que não teve problemas.

E ai, como fica?

Como a plataforma Nextdial Intelligence resolve?

Figura 1. Criação de canais na plataforma Nextdial Intelligence

Com a plataforma Nextdial Intelligence sua rádio consegue criar uma Url diferente para cada site, aplicativo e ou agregador/indexador.

Uma vez que os canais foram criados, as Urls distribuídas e os players atualizados, nos relatórios diários sua rádio tem acesso a indicadores de desempenho de cada canal:

Figura 2. Relatório diário de audiência dos canais na plataforma Nextdial Intelligence

Então, com apenas 5 minutos diários acompanhando esse tipo de informação, caso um determinado canal esteja com problemas, a rádio notará quedas no tempo "Total de Audição".

Agora, como saber se há problemas na transmissão?

Figura 3. Resumo de desempenho diário na plataforma Nextdial Intelligence

Fácil! Nos relatórios diários a rádio também tem a quantidade de quedas na recepção do sinal da rádio e o tempo total que ficou sem sinal.

Ah! E preste atenção a esse indicador, pois a partir dele a rádio pode identificar ou problemas internos ou com o provedor Internet.

Quais indicadores a plataforma Nextdial Intelligence fornece?

Os indicadores de audiência que fornecemos são facilmente interpretados por rádios, agências e anunciantes.

  • Audiência hora-a-hora: quantidade total de sessões válidas dentro da faixa horária;
  • Distribuição da audiência: mapa de comportamento dos ouvintes que ajuda a identificar horário nobre e prever o comportamento futuro;
  • Sessões válidas: quantidade de transmissões diferentes com duração total de, no mínimo, 1 minuto de duração total;
  • Total de audição: somatória do tempo total de cada sessão válida expresso em horas;
  • Tempo médio de audição: quanto tempo, em média, os ouvintes passam ouvindo a rádio (tempo total de audição dividido pelas sessões válidas);
  • Média de sessões válidas: tamanho da audiência que a rádio possui (o total de audição dividido pelo número de horas no período analisado);

Como a Nextdial faz tudo isso?

A Nextdial trabalha com um conjunto de sistemas que identificam, validam e coletam diferentes dados estatísticos no momento efetivo de escuta.

Essa metodologia, baseada em censo, diferente da aferição baseada em pós-teste que investiga a capacidade de os entrevistados lembrarem de algo que leram, ouviram ou viram, o famoso RECALL, fornece dados de audiência mais precisos e consistentes de todo ecossistema de dispositivos conectados a Internet que ouviram a rádio.

Confira também: