O consumo de rádio via Internet está crescendo e aqui estão dados de referência para você avaliar se a audiência Internet da sua rádio está bem ou mal.

Book de rádio 2018

Atualmente é possível ouvir rádio em qualquer lugar e em diferentes dispositivos. E, em 2018, a medição deu mais um passo para permitir analisar o ouvinte de rádio com mais profundidade.

Inclusive, o Kantar IBOPE Media fez mudanças e incluiu a Internet nas suas pesquisas.

Em resumo, na última edição do seu Book de Rádio 2018, mostrou que rádio ao mesmo tempo que é um meio de massa, ele tem o poder de conversar com cada ouvinte.

E essa é uma característica cada vez mais importante.

O meio rádio é ouvido por 86% da população e, em se tratando do consumo de rádio via Internet, o tempo médio diário é de 2h21m, enquanto que, no mesmo período do ano passado, eram 2h07min.

O conteúdo de áudio, em geral, faz parte do dia a dia das pessoas e, cada ouvinte de Streaming dedicou 2h05min por semana a esse serviço.

Veja o relatório completo clicando aqui.

Nextdial, aferição baseada em censo

Diferente da aferição baseada em pós-teste que investiga a capacidade de os entrevistados lembrarem de algo que leram, ouviram ou viram, o famoso RECALL, a Nextdial trabalha com um conjunto de sistemas que identificam, validam e coletam diferentes dados estatísticos no momento efetivo de escuta da rádio.

Essa metodologia fornece dados de audiência mais precisos e consistentes de todo ecossistema de dispositivos conectados a Internet.

A partir dos dados estatísticos das rádios clientes da Nextdial apuramos um tempo médio diário de 0h54min de consumo de rádio FM via Internet.

De forma comparativa, a Triton Digital, empresa americana que também trabalha com metodologia similar a da Nextdial e que divulga um ranking mensal de audiência, apurou um tempo médio diário de 1h18min de consumo de rádio FM via Internet.

Na sua rádio?

Quais os números que sua rádio atingiu em 2018? Ficou muito longe dos números do Kantar IBOPE? E comparado aos da Nextdial?

Confira também: